ommconcentracao400 OMM confirma que concentração de CO2 na atmosfera em abril ficou acima de 400 ppm no Hemisfério NorteA Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou ontem (26/05) que todas as suas estações de monitoramento no Hemisfério Norte apontaram em abril uma concentração média de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera acima das 400 partes por milhão (ppm). O anúncio confirma as informações do Instituto Scripps de Oceanografia, que monitora a estação de Mauna Loa, no Havaí, e que já havia indicado a quebra do recorde das 400 ppm em abril.
Segundo a OMM, as 400 ppm são “uma marca de grande significância simbólica e científica, e reforçam as evidências de que a queima de combustíveis fósseis e outras atividades humanas são responsáveis pelo contínuo aumento dos gases do efeito estufa que aquecem nosso planeta.”
“Esse deveria ser mais um alerta para o aumento constante dos gases do efeito estufa que estão acelerando as mudanças climáticas. Se queremos preservar nosso planeta para as futuras gerações, necessitamos urgentemente reduzir as emissões. O tempo está acabando”, afirmou Michel Jarraud, secretário-geral da OMM.
A OMM explica que um pico na concentração de CO2 nessa época do ano no Hemisfério Norte é comum devido ao ciclo das plantas, mas que nunca antes a marca dos 400 ppm havia sido ultrapassada.
De acordo com a entidade, a concentração de CO2 na atmosfera subiu a uma taxa de dois ppm por ano na última década, sendo que, em 2012, a média anual foi de 393,1 ppm, ou 141% acima do nível pré-Revolução Industrial, 278 ppm.
A OMM prevê que já em 2015 ou 2016 a média anual global da concentração de CO2 fique acima das 400 ppm.
Fonte: Carbono Brasil (27 de Maio/2014).